• Um roteiro espetacular desvendando algumas das mais fantásticas paisagens da América do Sul, com acompanhamento de Guia Brasileiro e hotelaria selecionada – uma experiência única!
• 4 noites em pleno Deserto de Atacama com hospedagem em San Pedro de Atacama. Contemplação de estrelas em um dos céus mais limpos do mundo e contato com rica e fascinante cultura.
• Passeios aos Gêiseres del Tatio, diversas Lagunas Altiplânicas – lar de incontáveis flamingos – e Valle de la Luna, cenários espetaculares rodeados por majestosas montanhas e vulcões.
• Em veículos 4×4, travessia do Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo – uma vastidão branca que se estende até onde os olhos podem ver, paraíso para os amantes da fotografia. Ali, em meio a lagoas, salinas e fontes termais, o silêncio faz sentir que não há lugar como este em todo o mundo.
• Navegação pelo Lago Titicaca com visitas à Ilha da Lua, Ilha do Sol e à Catedral de Copacabana. Destacando fantástica experiência de hospedagem no Resort Inca Utama.
• La Paz, a capital boliviana, com visita guiada da cidade, incluindo subida de teleférico e passeio às Ruínas de Tiwanaku – berço da civilização ameríndia.
23 de janeiro de 2025 – Quinta-feira
SÃO PAULO – SANTIAGO
Apresentação no Aeroporto de São Paulo para embarque em voo com destino a Calama, no Chile.
24 de janeiro de 2025 – Sexta-feira
CALAMA – SAN PEDRO DE ATACAMA
Chegada ao Aeroporto El Loa, em Calama, e travessia da Planície da Paciência e Cordilheira Domeyko até San Pedro de Atacama. A partir das 15 horas, hospedagem no Hotel El Refugio (ou similar). Para começar a viagem em grande estilo, visita ao Vale da Lua, declarado Monumento Natural do Chile. Sua paisagem é exótica e bela, devido às surpreendentes formações geológicas erodidas pela água e pelo vento. À medida que a tarde passa, as cores realçam a paisagem desvelando vistas imbatíveis da Cordilheira dos Andes e seus vulcões. Com a chegada do pôr do sol, os tons dourado e vermelho aparecem no deserto, criando uma atmosfera quase mágica. Subida ao Mirador de Kari – um dos mais famosos cartões-postais de San Pedro de Atacama, conhecido como “Piedra del Coyote”, de onde se pode admirar uma linda vista panorâmica da Cordillera de la Sal.
25 de janeiro de 2025 – Sábado
SAN PEDRO DE ATACAMA
Saída com percurso rodoviário às Lagunas Altiplânicas & Salar de Atacama. A jornada começará por Piedras Rojas, uma impressionante formação geológica localizada no Salar de Aguas Calientes, que surpreende por sua paisagem fascinante de cor avermelhada, resultado da oxidação do ferro. Continuação até as belas Lagunas Miscanti e Miñiques, localizadas a 4.200 metros e imersas em um cenário natural mágico – águas cristalinas, cercadas por imponentes vulcões e habitat de uma grande variedade de pássaros. Câmeras a postos enquanto percorremos a extensa planície, até atingir o coração do Gran Salar de Atacama. No meio dos cristais de sal, afloram lagoas de impressionante cor azul, onde se destaca a Laguna Chaxa, lar de milhares de flamingos-rosa. Enquanto a paisagem nos oferece vistas deslumbrantes dos vulcões Licancabur e Láscar, visitaremos Toconao, um povoado de arquitetura colonial, porém habitado há milhares de anos. Entre as suas construções de pedra vulcânica, destacam-se a igreja e o campanário San Lucas, declarados Monumento Nacional. Retorno a San Pedro pelo povoado pré-colombiano de Socaire. ALMOÇO INCLUÍDO TIPO PIQUENIQUE.
26 de janeiro de 2025 – Domingo
SAN PEDRO DE ATACAMA
De madrugada, saída para conhecer os Gêiseres del Tatio, localizados 4.300 metros acima do nível do mar. Nossa viagem começa de madrugada para chegar a tempo de ver o nascer do sol em um dos campos geotérmicos. As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e até 10 metros de altura. Existem mais de 70 fumarolas das quais jatos a vapor emergem e formam piscinas de água fervente. O melhor momento é apresentado no início do dia, quando nascem lindas cores entre o contraste do céu intensamente azul e o vapor dos gêiseres. Em meio a esse cenário natural, desfrutaremos de um café da manhã simples, tipo piquenique. Retorno a San Pedro e restante do dia livre. À noite, traslado ao Observatório Astronômico para desfrutar de um dos locais mais privilegiados do mundo para a observação dos céus.
27 de janeiro de 2025 – Segunda-feira
SAN PEDRO DE ATACAMA
Dia livre para passear pelo centro de San Pedro de Atacama – e visitar o Museu Padre Le Paige – ou embarcar em algum dos muitos passeios disponíveis como, por exemplo: Valle del Arcoiris (colinas de diferentes cores) y Yerbas Buenas (petróglifos); a “Rota dos Salares” (Quepiaco, Laguna Azul, Monjes de la Pacana, Aguas Calientes e Quisquiro) ou relaxar nas Termas de Puritama (VISITAS E PASSEIOS OPCIONAIS COM CUSTO ADICIONAL).
28 de janeiro de 2025 – Terça-feira
SAN PEDRO DE ATACAMA – HITO CAJON – DESERTO DE UYUNI (VILLAMAR MALLKU)
Traslado ao posto fronteiriço de Hito Cajón – fronteira Chile / Bolívia – para os trâmites de imigração e embarque no veículo 4×4 boliviano para continuar a jornada pelo deserto. Pouco depois de entrar no Parque Nacional Eduardo Avaroa, a paisagem nos envolve com lagoas únicas, salinas, fumarolas, vulcões, picos cobertos de neve, planícies, fontes termais e rios. Visita à Laguna Verde, que parece uma esmeralda gigante, com uma vista impressionante do vulcão Licancabur. O brilho especial de suas águas verdes, devido ao alto teor de magnésio, é deslumbrante. Continuamos em direção aos Gêiseres “Sol de Mañana”, com crateras vulcânicas e fumarolas espetacularmente formadas por intensa atividade vulcânica, mostrando uma paisagem que remonta à origem da terra. A uma altitude de 4.278 metros, parada na Laguna Colorada, notável pelo tom avermelhado de suas águas e habitada por bandos de flamingos de 3 espécies: tokoko, de plumagem avermelhada; chururu, com plumagem tendendo para o branco; e jututu, com plumagem rosa. No trajeto ao hotel é comum avistar vicunhas, lhamas e vizcachas (roedor andino). Hospedagem no Mallku Cueva Hotel (ou similar). ALMOÇO TIPO PIQUENIQUE E JANTAR INCLUÍDOS.
29 de janeiro de 2025 – Quarta-feira
DESERTO DE UYUNI (VILLAMAR MALLKU – COLCHANI)
A jornada segue em direção a Colchani, passando pela Itália Perdida – exótica formação geológica com rochas de areia vermelha; Laguna Vinto – com água que muda de cor conforme a posição e intensidade do sol; Laguna Catal, conhecida também como Laguna Negra; Cañón de Anaconda – nome derivado do grande rio que passa pelo canyon que lembra uma cobra gigante; San Cristobal – hoje em dia uma cidade fantasma e que foi, desde a época da colonização espanhola, uma pequena cidade dedicada à mineração e, a última parada, o Cemitério de Trens – onde se encontram diversas locomotivas abandonadas. Chegada e hospedagem no Luna Salada Hotel (ou similar). ALMOÇO TIPO PIQUENIQUE E JANTAR INCLUÍDOS.
30 de janeiro de 2025 – Quinta-feira
DESERTO DE UYUNI (COLCHANI)
Saída para conhecer uma planta de processamento de sal em Colchani, a cidade que é portão de entrada para o Salar de Uyuni. Localizada no altiplano boliviano, a maior planície de sal da Terra tem uma área de 10.000 km2. Visita ao Museu do Sal e parada nos “Ojos de Agua”, que são nascentes de água fria. À tarde, desfrute dos espelhos d’água e caminhe pela borda do Salar. Os Andes bolivianos oferecem cenários indizíveis. O som do silêncio faz seu coração bater mais rápido e os pentágonos surreais de sal cristalino, o céu puro e os cactos fazem você sentir que não há lugar como este em todo o mundo. A paisagem do Salar de Uyuni se perde no horizonte, tornando-o um lugar ideal para os amantes da fotografia. Caso as condições climáticas permitam a visita à Ilha Incawasi (cactos gigantes) será realizada*. ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.
* Durante a época das chuvas (geralmente de dezembro a abril), por questões de segurança, algumas áreas são fechadas e não se tem acesso a algumas atrações da região.
31 de janeiro de 2025 – Sexta-feira
DESERTO DE UYUNI (COLCHANI) – LA PAZ – LAGO TITICACA
Traslado ao aeroporto de Uyuni para embarque em voo com destino a La Paz. Chegada e percurso rodoviário até as Ruínas de Tiwanaku – berço da civilização ameríndia. Localizadas a 70 km de La Paz e próximas ao Lago Titicaca, são o principal sítio arqueológico do país. É notável pelos muros de aproximadamente dois metros de espessura, onde estão esculpidas 175 cabeças, pela Porta do Sol (calendário solar) e pela estátua Ponce (centro cerimonial). O Museu Regional de Tiwanaku exibe uma importante coleção – destacando peças cerâmicas, líticas, metálicas e artefatos fabricados com material ósseo. Continuação a Huatajata, à beira do Lago Titicaca e acomodação no Inca Utama Hotel & Cultural Center (ou similar). Visita à Ecovila “Raíces Andinas”; o Museu do Altiplano; a Vila Artesanal, os iglus de barro e as torres mortuárias dos Urus Chipayas. Experiência audiovisual e noturna do “Mundo Místico dos Kallawayas”, curandeiros ancestrais da Bolívia, que acreditam que primeiro a alma deva ser curada, antes do corpo. Visita noturna ao Observatório Nativo de Alajpacha, para conhecer a visão de mundo andina e observar as constelações do sul. ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.
1 de fevereiro de 2025 – Sábado
LAGO TITICACA – ILHA DA LUA – ILHA DO SOL – COPACABANA – LA PAZ
Após o café da manhã, contemplando as mágicas águas azuis do Lago Titicaca, breve traslado à Baía Cocotoni e cruzeiro em Aliscafo (catamarã rápido) até a Ilha da Lua para visitar o “Iñak Uyu” (Palácio ou Templo da Lua). Acredita-se que este local era um “Ajlla Huasi”, local sagrado onde eram escolhidas as virgens do sol (nustas). Continuação em Aliscafo à Ilha do Sol para visitar as Escadarias dos Incas e a Fonte Sagrada, cujas águas subterrâneas trariam eterna juventude e felicidade! Almoço no Restaurante Arqueológico Uma Kollu. Visita ao pequeno Mercado Artesanal. Chegada à pitoresca cidade de Copacabana em outro trecho de navegação em Aliscafo. Visita à famosa Basílica e o “Santuário da Virgem Morena”, com sua estátua feita de madeira escura de aproximadamente quatro metros de altura, que logo se tornou famosa em toda a Bolívia e Peru como um ícone causador de milagres. Também conhecida como “Virgen de la Candelaria”, é a padroeira da Bolívia. Travessia do Estreito de Tiquina em barco a motor e prosseguimento até La Paz por estrada que corre paralela a montanhas cobertas de neve. Chegada à capital administrativa e sede do governo da Bolívia e hospedagem no Hotel Europa (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
2 de fevereiro de 2025 – Domingo
LA PAZ
Nuestra Señora de La Paz, ou simplesmente “La Paz”, está situada a 3.640 metros de altitude, o que a torna a capital mais elevada do mundo. É uma cidade cosmopolita, multiétnica e rodeada por paisagens extraordinárias, emolduradas pela majestade dos “Illimani” nevados. City tour passando pelos Mercados indígenas, Mercado das Bruxas, Plaza Murillo – com a Catedral e o Palácio Governamental –, Igreja de São Francisco e Igreja de Santo Domingo. Ainda hoje, passeio de teleférico para desvendar uma vista única da cidade. Restante do dia livre. Sugerimos passear pela Calle Jaén para apreciar os casarões coloniais e visitar seus pequenos, mas bonitos, museus (Museo Costrumbrista, Museo del Litoral Boliviano, Museo de Metales Preciosos, Casa de Murillo e Museo de Instrumentos Musicales), finalizando com uma subida ao mirante Killi Killi (OPCIONAL COM CUSTO ADICIONAL).
3 de fevereiro de 2025 – Segunda-feira
LA PAZ – BRASIL
Traslado ao Aeroporto Internacional de El Alto para embarque em voo de retorno ao Brasil.