Roteiro completíssimo para conhecer mais e melhor! 14 dias de viagem durante a temporada do açafrão – o privilégio de viver experiências exclusivas e conhecer as principais atrações da Antiga Pérsia. Acompanhamento de Guia Brasileiro e hotelaria que faz toda a diferença. Compare e comprove.
3 noites em Isfahan, a favorita dos visitantes, com programação completa e tempo livre para desfrutar da mágica atmosfera da cidade e seu famoso Mercado Persa. Visita de Abyaneh, a “Vila Vermelha”.
Destacando a histórica Yazd, uma das cidades mais antigas do mundo, e Shiraz, capital da cultura persa, com visita à Pasárgada e Persépolis – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
As grandes atrações de Teerã, com city tour panorâmico e visitas ao Mausoléu de Khomeyni, Palácio de Mármore, Palácios de Golestan e Complexo Palaciano de Sa’d Abad.
2 noites em Natanz e a rara oportunidade de acompanhar o delicado trabalho de colheita das flores de açafrão pelos camponeses. E mais: em Kashan, visitas ao Jardim de Fin e à uma de suas opulentas mansões. Em Qom, maior centro de ensino xiita no mundo, visita ao Mausoléu de Fátima Masumeh.
24 de outubro de 2024 – Quinta-feira
SÃO PAULO – ISTAMBUL
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos para embarque em voo com conexão com destino à Teerã, a enigmática capital do Irã.
25 de outubro de 2023 – Sexta-feira
ISTAMBUL – TEERÃ
Chegada ao Aeroporto Internacional Imam Khomeini e traslado ao Hotel Espinas (ou similar). Para maior comodidade quartos ocupados em regime de early check in. À tarde, visita ao complexo palaciano de Sa’d Abad, em lindo parque, com destaque para a residência de verão dos Pahlavi, últimos xás da Pérsia. Na sequência, passagem pelo Bazar de Tajrish e a Mesquita de Imamzadeh Saleh, de fachada impressionante. ALMOÇO INCLUÍDO.
26 de outubro de 2024 – Sábado
TEERÃ
Após o café da manhã, visita ao Complexo de Palácios de Golestan, composto por vários prédios lindamente decorados situados em meio a jardins. Mais antigo monumento histórico na capital, o “Palácio das Rosas” é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Na sequência, visita ao Palácio de Mármore, construído por Reza Chah para simbolizar o poder da dinastia. Revestido em mármore branco e coroado por uma cúpula no estilo de Isfahan, é um prédio de beleza invulgar, destacando a grande sala de recepção, com rica decoração interior. ALMOÇO INCLUÍDO.
27 de outubro de 2024 – Domingo
TEERÃ – MAUSOLÉU DE KHOMEYNI – QOM – KASHAN
Deixando a capital iraniana, passagem pela icônica Torre de Azadi, cartão postal da cidade. Na sequência, visita ao imponente Santuário de Khomeyni, suntuosa construção erigida em homenagem ao religioso, líder da revolução que transformou o antigo Reino em República Islâmica. Percurso rodoviário até Qom, maior centro de ensino xiita em todo o mundo, e um importante centro de peregrinação. Visita ao impressionante Santuário de Fatima Masumeh. Chegada à Kashan, grande centro produtor de carpetes e água de rosas. Hospedagem no Hotel Negarastan. ALMOÇO INCLUÍDO.
28 de outubro de 2024 – Segunda-feira
KASHAN – NATANZ
Visita aos famosos Jardins de Fin – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O engenhoso e frequente uso da água, proveniente de manancial natural a poucos quilômetros de distância, torna o ambiente extremamente agradável. Na sequência vamos conhecer o interior das opulentas mansões do século XIX que fazem a fama da cidade – como Khan-e Tabatabei ou Khan-e Boroujerdi. A programação do dia ainda inclui visita a um histórico Hamman. Chegada a Natanz e acomodação no Hotel Qasr-E Jahan (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
29 de outubro de 2024 – Terça-feira
NATANZ
De manhã bem cedo, saída para uma das aldeias da região onde o açafrão é produzido. Para os camponeses as atividades começam antes do nascer do sol. Nos campos as flores se abrem como num passe de mágica aos primeiros raios do sol, e a colheita vai até as dez horas da manhã. Na sequência, em área sombreada, é feita a extração dos preciosos filamentos – os estigmas, que são três em cada flor – para secagem. Se a floração do açafrão este ano se der na época esperada, veremos os campos salpicados de belas flores roxas, acompanharemos a colheita e um aldeão mostrará o processo de extração dos estigmas. Serão servidos chá de açafrão e almoço com pratos regionais no próprio local. À tarde, depois de curta caminhada pela aldeia, retorno para a Natanz e passeio pelo centro da cidade com visita ao ateliê de cerâmica tradicional de Abbas Ebadi, cuja família preserva há mais de um século a arte da produção de artefatos de argila com utilização de técnicas tradicionais. ALMOÇO INCLUÍDO.
30 de outubro de 2024 – Quarta-feira
NATANZ – ABYANEH – ISFAHAN
Saída em percurso rodoviário até Abyaneh, a Vila Vermelha. As ruelas estreitas, a cor característica das construções que se mimetizam com o cenário natural, os moradores em trajes típicos… Tudo faz parecer que estamos vivendo um sonho maravilhoso. À tarde, chegada à Isfahan, a cidade favorita dos visitantes. Hospedagem no Hotel Abbasi, verdadeiro cartão-postal do Irã. Nossos quartos, na chamada “ala moderna”, são bastante simples, antigos até, mas as áreas comuns do hotel, localizadas em prédio histórico – o Caravançarai de Madraseh-ye Chahar Bagh, parecem extraídas de um conto de fadas. Um privilégio e tanto para nosso grupo. ALMOÇO INCLUÍDO.
31 de outubro de 2024 – Quinta-feira
ISFAHAN
A Praça Naqsh-e Johan, com 160 metros de largura e 560 metros de comprimento, emoldurada pelas arcadas das lojas ao seu redor, talvez seja a mais icônica imagem do Irã. E não sem motivo. Nosso passeio pela região inclui visita à Mesquita do Xá (ou de Jaame’Abbasi), obra-prima da arquitetura persa islâmica. O prédio, cuja construção tardou 25 anos, tem dimensões monumentais, sendo ricamente ornamentado em cada canto. Um espetáculo! Outra mesquita lindíssima é a de Sheikh Lotfollah. De proporções bem menores, mas decoração deslumbrante, era de uso exclusivo das mulheres. Terceira visita do dia, Palácio Ali Qapu. A recompensa para quem enfrenta os muitos degraus até o terraço é a visão da praça, com seus jardins, chafarizes e espelhos d’água – um panorama de perder o fôlego. ALMOÇO INCLUÍDO.
01 de novembro de 2024 – Sexta-feira.
ISFAHAN
Mais um dia inteiramente dedicado a encantadora Isfahan, afinal há muito para se conhecer nesta cidade, a terceira maior do Irã. Visita à Chehel Sotu, o Palácio das 40 Colunas, Mesquita de Jameh, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e ao distrito de Jolfa – o Bairro Armênio – incluindo visita à Catedral de Vank, templo cristão com belos afrescos. Restante do dia livre para voltar ao efervescente bazar e fazer compras, que vão desde os tradicionais tapetes persas até as típicas miniaturas em ossos de camelos. Próximo ao pôr do sol é bonito caminhar às margens do Rio Zayahden e atravessar suas históricas pontes de pedestres – como a Ponte dos 33 Arcos, e a magnífica Pol-e Khaju, com dois andares de terraços. ALMOÇO INCLUÍDO.
02 de novembro de 2024 – Sábado
ISFAHAN – MEYBOD – YAZD
Saída com destino à histórica Meybod, repleta de construções erguidas em barro. O Castelo de Narin é considerado o prédio mais antigo no país em seu gênero. Outras atrações da cidade são o histórico Yakh Dan – surpreendente depósito de gelo em meio à região desértica – e o Caravançarai de Shan Abbas, hoje endereço de oficinas de artesãos. Chegada à Yazd e acomodação no Hotel Dad ou Moshir-ol Molk Garden (ou similar). Para um primeiro contato com a cidade, sugerimos passeio até a região do Complexo Religioso de Amir Chakhmak, com esplêndida fachada de 3 andares. ALMOÇO INCLUÍDO.
03 de novembro de 2024 – Domingo
YAZD
Dia inteiramente dedicado a Yazd, entre as mais encantadoras cidades do Irã – e, segundo a UNESCO, uma das mais antigas em todo o mundo. Caminhar sem rumo pelas históricas ruelas do Centro Antigo, repletas de construções em tijolos de barro, pontilhadas por uma verdadeira floresta de badgirs (torres de vento), é como fazer uma viagem ao passado. Subir até um rooftop para beber chá e admirar a vista, um deleite para todos os sentidos. Em nosso passeio guiado pela cidade, boa parte realizada a pé, visitaremos a Mesquita Jameh. Seu belíssimo portal de entrada, recoberto de mosaicos e ladeado por dois minaretes com 48 metros de altura, é uma imagem difícil de esquecer. Como também é o interior desta magnífica construção. Conheceremos Bagh-e Dolat Abad, antiga residência do Regente Persa Karim Khan Zand, as Torres de Silêncio e o Templo do Fogo Sagrado, dois locais importantíssimos para os zoroastrianos, seguidores da antiga religião fundada na Pérsia pelo profeta Zaratustra. Tempo livre para caminhar pela Rua Masjed-e Jameh, carinhosamente apelidada de “Pequena Champs Elysees” pelos moradores da cidade. ALMOÇO INCLUÍDO.
04 de novembro de 2024 – Segunda-feira
YAZD – ABARKUH – PASARGADA – SHIRAZ
Saída até a pequena Abarkuh, famosa por seu cipreste que, segundo alguns estudiosos, teria cerca de 4.000 anos e seria um dos seres vivos mais longevos da Ásia. Na sequência, visita à Pasargada, primeira das capitais do Império Aquemênida. Ali veremos a principal atração deste importante sítio arqueológico – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO -, a Tumba que seria de Ciro, o Grande. Prosseguimento a Shiraz, berço da cultura persa e capital do país por curto período, em meados do século XVIII. Chegada e acomodação no Hotel Grand Shiraz ou Zandieh (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
05 de novembro de 2024 – Terça-feira
SHIRAZ
Dia inteiro dedicado à visita de Shiraz, considerada o berço da cultura persa, cidade de poetas eternos, jardins paradisíacos e – até antes da proibição pela República Islâmica – produtora do vinho de mesmo nome. Shiraz é o centro administrativo da província de Fars, de cujo nome provem a própria palavra “Pérsia”. Se o Irã tem um coração, ele bate na alegre e jovial Shiraz. Visita guiada começando pela Mesquita de Nasir-al-Molk, erigida em finais do século XIX. A decoração do pátio interno merece atenção, mas é mesmo o efeito causado pelos raios de sol atravessando os vitrais da Sala de Inverno, colorindo boa parte do piso, o que mais atrai a atenção dos visitantes. Segunda parada de nosso city tour, o Pavilhão de Naranjestan é onde a família do poderoso Mohammad Ali Khan Qavam al-Molk recebia convidados. Um luxo só! A Mesquita de Vakil, com rica decoração, o Santuário de Ali Ibn Hamze e as muralhas da Cidadela de Karim Khan também fazem parte de nosso itinerário. ALMOÇO INCLUÍDO.
06 de novembro de 2024 – Quarta-feira
SHIRAZ – PERSÉPOLIS – NAKSH-E ROSTAM – SHIRAZ
Saída com destino à Persépolis, impressionante complexo cuja construção foi iniciada por Darius I há mais
de 2.500 anos. A diversidade cultural e étnica representada nos relevos detalhadamente esculpidos – ali estão etíopes, indianos, assírios, armênios, egípcios… – não deixa dúvidas quanto a enorme abrangência do Império Persa. É fascinante caminhar pelas ruínas da cidade que prosperou por séculos até ser reduzida
a cinzas por Alexandre, o Grande. Persépolis foi também palco para a maior extravagância cometida pelo último Monarca Persa, o Xá Reza Pahlevi, que ali organizou, em 1971, ao custo de dezenas de milhões de dólares, uma nababesca recepção para mandatários e personalidades de todo o mundo. Visita à Naqh-e
Rostam, magníficos túmulos – supostamente de Reis do Grande Império Persa – incrustados em grande paredão de pedra. Restante do dia livre. Para maior comodidade, apartamentos disponíveis em sistema de late check-out até o horário do traslado ao aeroporto de Shiraz. ALMOÇO INCLUÍDO.
07 de novembro de 2024 – Quinta-feira
SHIRAZ
Embarque em voo com destino ao Aeroporto de São Paulo / Guarulhos.